Planilha de Lista de Convidados para Casamento [Download Grátis]

Uma coisa fundamental na hora de planejar o casamento é a lista de convidados, já que é a partir do número de convidados que a gente planeja o orçamento de buffet, convites, lembrancinhas e etc. E se você veio aqui só para baixar, o link está aqui embaixo.

Só fazer o download da lista de convidados e ser feliz.

Disclaimer: Esse projeto foi feito para o meu casamento, e eu e o meu noivo somos um casal hétero e cis. E os nossos convidados (até onde sabemos) são binários. Então essa lista tem os termos “noiva”, “noivo”, “homem” e “mulher”. Se você, sendo ou não lgbtqia+, não se sente confortável com essas designações e gostaria de modificá-las eu tenho uma mensagem sobre diversidade para você.

Agora, se você, como eu, adora um DIY e quer saber mais sobre esse projeto continue lendo que eu vou explicar o porquê e o que eu fiz.

Por que eu fiz uma planilha?

Quando eu comecei a fazer a minha lista de convidados eu achei bem difícil achar uma planilha pronta para baixar que tivesse todos os detalhes que eu precisava. Eu me vi numa situação onde:

  1. A planilha era bem detalhada, mas eu não conseguia editar nada.
    ou
  2. Eu podia editar, mas a planilha era simples demais (e a edição seria praticamente fazer uma planilha nova).

E eu estou falando só dos arquivos que eu tive paciência de baixar. Porque na maioria dos sites que eu entrei era necessário fazer um cadastro para ter acesso ao arquivo. E eu não fiz! Primeiro, por princípio, e segundo, porque eu ia ficar até o resto da minha vida recebendo promoção de coisas de casamento se eu cadastrasse o meu e-mail em tantos sites.

Depois de várias tentativas frustradas eu decidi que fazer a minha própria planilha seria o caminho de menor resistência. E eu personalizei com as informações que eu considerei importantes sobre os convidados e as que mais iriam me ajudar a manter o controle que eu precisava.

Além de gostar de DIYs eu queria aprender programação, e disso nasceu essa página. Eu fiquei com vontade de dividir essa planilha com todo mundo que quisesse! E eu decidi que ela seria gratuita, completamente editável, sem necessidade de cadastro e sem logotipos. Eu queria disponibilizar exatamente aquilo que eu procurei tanto e não encontrei.

Eu posso personalizar a minha lista?

Pode! Pode e deve. Eu deixei essa planilha aberta exatamente para dar essa opção para quem quiser. Eu não acho que personalizar seja difícil, é só um pouco trabalhoso para quem não conhece as ferramentas.

O básico necessário é saber usar o Excel. Assim, não precisa saber tudo ou fazer um curso, nada disso! Se você entende o básico e consegue seguir tutoriais na internet: pronto! Você já tem toda a habilidade que precisa.

Uma coisa importante é que eu não vou ensinar como fazer, eu vou listar o que eu usei, falar um pouco sobre cada ferramenta e indicar onde você pode aprender. Até porque eu não sou nenhuma expert, e seguir tutoriais foi exatamente o que eu fiz. Beleza? Então vamos lá!

Como customizar?

A primeira coisa que você vai fazer é reexibir a pasta de trabalho oculta. “Pasta de trabalho” é o jeito que o Excel chama a aba. Para fazer isso é só clicar com o lado direito do mouse no canto inferior esquerdo onde está escrito *Planilha1* e escolher a opção *reexibir*, isso vai abrir uma janela com a opção disponível. Você deve selecionar a opção *Planilha 2* e clicar em *ok*, e pronto, isso vai abrir a segunda planilha. O que você vai ver nessa segunda planilha são as opções da *Lista Suspensa* e os créditos das imagens (eu vou falar sobre elas depois).

Lista suspensa é um recurso do Excel que permite que você crie “menus” com opções selecionáveis. Por exemplo, na seção de convites da nossa lista de convidados você escolhe entre “sim” ou “não” para marcar se essa pessoa vai receber um convite. É bem mais prático selecionar do que ter que digitar um por um. Legal né?

Para fazer uma lista suspensa você vai usar a ferramenta *Validação de Dados*, e para aprender como usar eu sugiro seguir um tutorial. É só procurar sobre como fazer uma lista suspensa e escolher o que você gostar mais.

As outras duas ferramentas que você vai usar são fórmulas. A primeira é CONT.SE e a segunda é SOMA. Essas fórmulas foram usadas para fazer o resumo da lista no início da planilha, são aquelas células bonitinhas em tons de verde.

A função CONT.SE vai *contar* um certo item *se* ele preencher o requisito que você escolheu. Por exemplo, se você quer saber quantos convidados são amigos é só colocar o critério “amigos” na função e ela vai contar o convidado apenas *se* ele estiver marcado como amigo.

A função SOMA é bem autoexplicativa, ela soma o que você determinar. O que eu fiz foi somar a quantidade de homens, já contados na célula F10, e o de mulheres na célula G10 para ter o total de adultos.

Eu também acho legal dizer que vocês podem trocar as imagens sem problemas, mas procure imagens com licença gratuita. Isso é um tipo de licença em que o autor da imagem autoriza o seu uso gratuitamente mediante atribuição de crédito. Na Planilha 2 você vai encontrar dois links nomeados “imagem lateral” e “imagem superior” que fazem exatamente isso. Se você não sabe onde achar imagens assim, procure por “vector” que você vai encontrar diversos sites que oferecem imagens gratuitas.

Resumindo o que é preciso para customizar:

  1. Reexibir a pasta de trabalho (aba) oculta
  2. Função CONT.SE
  3. Função SOMA
  4. Se for usar novas imagens, lembrar de dar crédito ao artista.

E é isso pessoal. Divirtam-se!

Como fazer a lista de casamento?

Pessoal, eu sei que é comum que os sites que oferecem um arquivo de lista de convidados também ensinem como fazer e quem convidar para o casamento. Essa nunca foi a minha intenção, mas o que eu posso fazer é indicar sites de casamento que oferecem dicas sobre a lista de casamento, inspirações, fornecedores e etc. Minhas recomendações são o blog Noiva Ansiosa da Flávia Queiroz, e o site Lápis de Noiva.

Mensagem sobre diversidade:

Olá pessoal! Eu gostaria de dizer que a minha intenção é que qualquer pessoa que use a minha planilha tenha a melhor experiência possível. Planejar um casamento pode ser estressante, sim! Mas também é gostoso planejar o dia que você vai se comprometer com o seu amor na frente de todo mundo. E eu não quero estragar o seu humor ou que você tenha o estresse adicional ao lidar com um meio que é extremamente machista, em que tudo é direcionado às “noivinhas”.

E para isso eu tenho duas categorias de soluções, mas ambas dependem de edição da planilha. Se isso não for possível para você, aí infelizmente eu não tenho solução. A primeira é exclusiva para casais de gays ou lésbicas que só querem mudar os termos “noivo” e “noiva”. E a segunda é para quem quiser trocar todos os termos por outros neutros.

No caso de você só querer trocar os termos “noiva” e “noivo” a solução é bem simples. O que você tem que fazer é seguir o primeiro passo sobre como customizar que explica como reexibir a aba oculta. Uma vez feito isso você abre a Planilha 2 e edita diretamente na célula. Onde estiver escrito “noivo” ou “noiva” você pode trocar pelo nome de vocês por exemplo. E onde estava escrito “família da noiva” vai aparecer “família da fulana”, e depois e só lembrar de editar a tabela que mostra o resumo e está pronto.

No caso de você querer editar para que a planilha fique mais neutra, aí não tem jeito. Você vai precisar aprender a usar algumas ferramentas do Excel para editar a planilha. Nesse caso dê uma olhada no que eu escrevi sobre customização.

Por fim eu deixo o convite: se alguém quiser fazer essas planilhas e deixa-las prontas para o download é só mandar o arquivo para o meu e-mail que eu disponibilizo aqui no site.